INFORMATIVO SOBRE PINTURA
Antes de saber que tom empregar devemos saber onde colocá-lo. O desenho é a base fundamental da pintura. Para poder pintar a óleo, qualquer que seja o tema,é necessário conhecermos alguns rudimentos do desenho artístico, pelo menos o suficiente para realizarmos singelo esboço nas devidas proporções.
A pintura é a representação dos seres ou das coisas que existem realmente na Natureza, ou que são inventados pela nossa imaginação. Todo ser, todo objeto têm dois meios de manifestar a sua existência: a forma e a cor. Contudo, em primeiro lugar, o que constitui em cada um deles a sua individualidade é não somente a sua coloração, que não é senão acidental, mas a sua forma que é inutável; isto é, o aspecto das linhas geométricas que compõe determinada imagem, destacando-a do que a rodeia
é que estabelece sua identidade.O colorido é um complemento da forma.
A cor, ela somente, não faz parte integrante dos corpos.
É um revestimento estranho emprestado à luz e que a torna distinta, entretanto, sem nenhuma significação quando divorciada da forma que determina sua determina sua projeção, e que a circunscreve num contorno. Nesta última união do desenho e da cor, que se denomina pintura, o lugar preponderante pertence pois ao desenho, que pode, em caso de necessidade, deixar a sua companheira e ser suficiente por si mesmo, ao passo que a cor não poderia passar sem o desenho-sem a forma que lhe comunica o sopro de vida. Os mestres da pintura- conhecedores deste princípio fundamental- são exímio desenhistas. O artista, por mais ousado que seja , jamais poderá prescindir desta teoria absoluta.
(Extraido livro Técnica da Pintura de João Medeiro