MESTRES DA PINTURA CONT...

MESTRES DA PINTURA CONT...

Mondigliani sonha com Paris.

O Modigliani que chega a Paris  e se instala numa água-furtada da Rue Caulaincourt é um jovem de estatura pouco  abaixo da média, que veste todos os dias o mesmo paletó de veludo côtele e em uma imensa vontade de seduzir o novo ambiente para afirmar-se e de afirmar-se para seduzir.  " Seus cabelos pretos como as penas de um corvo circundam uma fronte poderosa",descreve-o escultor russo Zadkine. " Sua barba cortada rente é uma sombra azul  em sua figura de albatroz".

Raros porém são os que se dão ao trabalho de prestar atenção a mais esse estrangeiro. No bairro Montmartre, habitado ou frequentado por artistas como Braque, Matisse, Picasso entre outros, mas quase ninguém se ocupava desse italiano interessado em bela jovens, boa poesia e que dizia frases do tipo " Eu adoro a Filosofia". Ainda eram poucos os que o camavam "Modi" ou 'Dedo". Ele vive à custa da mesada que a mãe regularmente envia e que lhe permite começar os meses faustosamente e terminá-lo quase a zero.

Algum tempo depois de sua chegada a Paris. Modigliani dizia brincando que só havia encontrado um cliente para seus quadros- um cego. Não estava llonge da verdade. O velho Léon Angeli, da Rue Gabrielle, quase cego, comprava metodicamente as telas dos jovens pintores, como alguém que joga ao mesmo tempo em vários números da roleta. 

  

 Por volta de 1908,  Modigliani encontra o Dr. Paul Alexandre, marchand amador, que lhe dá o conforto de uma amizade, o calor de uma admiração e a ajuda material de um comprador. O Dr. Alexandre não tinha muitos recursos, mas durante vários anos gastou o necessário para constituir uma coleção de " Modiglianis" que conservou , intacta e zelosamente, através das incertezas de duas guerras, recusando ofertas de venda cada vez mais fabulosas.Parece que, à exceção do dr. Alexandre e de alguns amigos pintores que encorajavam Modigliani, nem os negociantes de quadros nem os profissionais tinham então a medida da importância de sua obra. Não que Modigliani fosse desconhecido. Mas certamente era subestimado.

Em 1908 , expõe pela primeira vez no Salão dos Independentes. Apresenta cinco telas e um desenho.

tudo o que pinta ou desenha entre 1906 e 1909 dá a impressão de ser uma busca, uma pesquisa  segundo o método do "ensaio-e erro". Enquanto seus colegas volta e meia se dedicam à paisagem, Modigliani continua voltado para um único assunto, observa um único horizonte, só aceita uma única natureza : a figura humana. Sua carreira será toda ela a história de uma longa reflexão sobre o rosto de homens e mulheres. " Sua pintura", escreveu um crítico, " tem a monotonia admirável das paixões".

No outono de 1909, Modigliani volta a Livorno. Enfrenta sérias dificuldades, sua saúde já se ressente dos excessos de álcool e de deogas e da falta de alimentação e repouso. No trem que conduz à Itália, o artista nã está pensando porém em seus problemas pessoais e sim nas conversas que mantivera ao longo dos últimos meses com seu mais recente amigo, Constantin Brancusi, o escultor. Este lhe falara com entusiasmo da arte negra e da estatuária primitiva que os antropólogos descobriram.

 Em construção, aguardem...

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese