Quem foi Amedeo Modigliani?
Nasceu a 12 de julho de 1884, em Livorno, na Toscana . Modigliani é uma cidadezinha no sul de Roma de onde uma antiga família judaica tirou seu nome. O Avô de Amedeo era um rico banqueiro, mas o pai, Flaminio, não passava de um pequeno homem de negócios, às portas da ruinas.A mãe , Eugénie Garsin, descendia de uma família de judeus sefardistas estabelecida em Marselha, na França. Amedeo era o quarto filho do casal.
A figura materna representou, com certeza, papel importante na formação do menino, o último e o mais frágil dos irmãos. Eugénie esforçou-se para a educação de seus filhos, sentia uma ternura toda especial por Amedeo, nascido tardiamente e na pobreza. Ela se perguntava no seu diário"Será ele um artista?"
Mo liceu de Livorno, onde o garoto estudava, os professores percebiam sua inclinação pelo desenho. Frequentemente, porém, faltava às aulas.Motivo: doença.Em 1895, com onze anos, contrai pleurisia. Em 1898, febre tifóide com complicações pulmonares.
Curado do tifo, o jovem começa seu aprendizado em pintura. A mãe o confia a Micheli, um representante livornês dos Macchiaioli- grupo de artista florentinos cujo ideal era uma pintura realista.
Em 1901, Amedeo sofre uma recaída, Está ameaçado de tuberculose, diagnóstica o médico. É melhor que passe uns tempos em região de clima saudável, aconselha. dias depois, em companhia da mãe, o jovem segue paa Capri, no sul. Depois Nápoles, Roma, Florença. Sempre interessado em arte, não escapa à sedução de Florença, matricula-se na escola de Belas-Artes. O ano é 1902.
Naquela época, Florença não significa apenas artes plásticas. era também um centro de inquietas discussões de filosifia, política e literatura. os jovens sonhavam com a glória dos poemas de D'Annunzio e se torturavam com os tormentos de Nietzsche. Pessimismo e violência compunham a um só tempo a perpectiva de seu horizonte, vários deles morrerão antes dos trinta anos, por doença ou suicídio.
A pintura ocupa então um lugar quase secundário na atividade de Modigliani, posta de parte pelas intermináveis discussões que movimentavam as quietas noites florentinas . É possível que seu temperamento inquieto não se satisfizesse com as tímidas inovações dos Macchiaioli. Tanto assim que, em 1903, ele trocou Florença por Veneza, em cuja a Escola de Belas-Artes se inscreve. Mas, ao invés de conduzir estudos regulares, prefere passear pelas ruelas da cidade, olhar horas a fio os mosaicos da Igreja de São Marcos ou a telas elegantes de Carpaccio expostas nas gallerie. Para os colegas, é apenas um diletante, um moço erudito que frequenta museus para afungentar o tédio.
→.......
ESCRITURÁRIO
CaixaEconômica Federal TÉCNICO BANCÁRIO NOVO |